• 1 December 2016
  • brunafioruci

 

Um hospital verde e saudável é aquele que promove a saúde pública reduzindo continuamente seus impactos ambientais e eliminando, em última instância, sua contribuição para a carga de doenças. Um hospital verde e saudável reconhece a relação entre a saúde humana e o meio ambiente e demonstra esse entendimento por meio de sua governança, estratégia e operações. Ele conecta necessidades locais com suas ações ambientais e pratica a prevenção primária envolvendo-se ativamente nos esforços da comunidade para promover a saúde ambiental, a equidade em saúde e uma economia verde.

O projeto Hospitais Verdes e Saudáveis está ligado diretamente à Superintendência do HCFMB e, em nosso Hospital, ganhou o nome de “Sustenta Saúde”, com a seguinte logomarca.

Por que?

  • Embora os hospitais procurem tratar as doenças eles acabam sendo fonte geradora de poluições ou contaminações que podem agravar os problemas de saúde ambiental e pública no mundo todo.
  • Utilizam produtos e tecnologias, consomem muitos recursos, geram resíduos perigosos, entre outros.
  • Inglaterra = Serviço Nacional de Saúde calculou sua pegada de carbono = mais de 18 milhões de toneladas de CO2/ano, equivale a 25% do total das emissões do setor público.
  • Hospitais brasileiros utilizam enormes quantidades de energia = mais de 10% do total do consumo energético comercial do país.
  • EUA = setor saúde principal usuário de substâncias químicas, muitas das quais com efeito cancerígeno.
  • Construção de hospitais verdes podem custar até 10% mais caro, mas custo operacional, em média, 15% menor.

Histórico

A Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis – PHS (http://www.hospitaissaudaveis.org/default.asp) foi lançada no Brasil em 2012. É uma iniciativa da organização Saúde Sem Dano SSD – Health Care Without Harm – HCWH – (http://saudesemdano.org/), junto a diversas entidades que já representam mais de 3500 hospitais e organizações de saúde nos 6 continentes, as quais se comprometem a trabalhar por um setor saúde mais sustentável.

O Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) é uma associação sem fins econômicos, dedicada a transformar o setor saúde em um exemplo para toda a sociedade em aspectos de proteção ao meio ambiente e à saúde do trabalhador, do paciente e da população em geral. Participam do PHS profissionais de saúde, instituições prestadoras de serviços, instituições de ensino e de pesquisa em saúde, organizações da sociedade civil em geral e demais organizações, públicas ou privadas, comprometidas com os objetivos e valores por nós advogados. Atualmente pertencem a esta rede cerca de 100 hospitais em todo o Brasil.

Conseguimos inserir nosso HCFMB nesta rede em Outubro de 2013, sob responsabilidade da Profa. Dra. Karina Pavão Patrício, do Departamento de Saúde Pública da FMB.