• 8 June 2017
  • mairamasiero

Dentro da programação da SIPAT 2017, na tarde de ontem (07), a Casa da Arte da FMVZ recebeu mais uma abordagem do setor de Organização e Procura de Órgãos (OPO) do HCFMB, conduzida pela enfermeira Cibele Gregório dos Santos Melo. 


Abordagem sobre doação
de órgãos, feita pela enfermeira
Cibele Gregório

A enfermeira abordou, dentre outros tópicos, as diferenças entre coma e morte encefálica, o conceito de doação de órgãos e como este procedimento pode ser feito, além de estatísticas sobre pessoas que aguardam por um transplante no Brasil. “A vida continua após a morte e nós não podemos ser egoístas. Muitas vezes, a doação não é autorizada pela falta de conhecimento do processo, por medo ou por outros fatores, e essa cultura precisa mudar”, afirmou.

Após a reflexão, o chefe do serviço de Infectologia do HCFMB, professor da FMB e Diretor de Assistência do SAE de Infectologia "Domingos Alves Meira" da Famesp Dr. Alexandre Naime Barbosa fez uma palestra sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Com o tema “Sífilis e outras ISTs: Não Caia Nessa!!!”, o médico abordou características das infecções, a prevalência mundial e como reconhecer e orientar as pessoas que possam estar com ISTs, além de novas profilaxias pré e pós-exposição ao vírus HIV. 

“O número de casos novos de ISTs entre os jovens aumentou muito nos últimos anos por conta da falta de percepção de risco. Nas décadas de 80 e 90, os ídolos desta geração morreram de AIDS e isso causou um impacto nos jovens da época. É importante que esta conscientização aconteça para que haja uma prevenção de forma efetiva”, disse Dr. Alexandre.

A SIPAT continua suas atividades hoje e amanhã. Confira a programação e prestigie!

Hoje (08/06)
14h - OPO: “Organização e Procura de Órgãos” (Enf.ª Aline Ribeiro Zambrini)
14h20 – “Ansiedade e Depressão na Vida e no Trabalho” (Prof. Dr. José Manoel Bertolote, do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da FMB e consultor da Organização Mundial da Saúde)
15h30 - Sorteio de Brindes
15h45 – Plantio de Árvore

Amanhã (09/06)
14h – “Otimismo, Fé e Coragem como Ferramentas no Ambiente de Trabalho” (Dr.ª Niura Aparecida de Moura Ribeiro Padula, Chefe da Disciplina de Neuropediatria do Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia da FMB, com experiência na área de Saúde e Espiritualidade)
15h00 - Projeto da Pediatria: “Cuidando com Alegria” (Enf.ª Solange Baptista Motilo e Sr. José Roberto A. de Oliveira)
15h30 - Sorteio de Brindes

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB