• 6 June 2017
  • mairamasiero

SIPAT 2017 é iniciada no campus da Unesp em Rubião Júnior

A Casa da Arte da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) foi o cenário, na tarde de ontem (05), da abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) 2017 que tem, como tema, “Otimismo: Ferramenta Essencial no Ambiente de Trabalho”.

A SIPAT é um evento realizado por todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) das Unidades do campus de Botucatu (Rubião Júnior): Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar de São Paulo (Famesp), Administração Geral (AG), FMVZ, Instituto de Biociências de Botucatu (IBB), em parceria com os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMTs) e é organizado pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas do HCFMB.

O Chefe de Gabinete do HCFMB, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho, representando o Hospital, cumprimentou a todos pelo trabalho desempenhado e refletiu acerca do tema da SIPAT como algo essencial para o trabalho. "Muitas vezes, pensamos em mudança de ambiente de trabalho como investimentos tangíveis. Quando se tem um ambiente de trabalho saudável, em que as pessoas participam mais, sem dúvida o trabalho se torna mais otimista e melhora a produção e a eficiência. Cumprimento os Presidentes das Cipas por se oferecerem para esta empreitada tão importante, sobre a melhoria do trabalho e da saúde do trabalhador. Parabenizo o trabalho de toda a Comissão Organizadora e agradeço a todos que se dispuseram a estar aqui nesta Semana para aprender. Vai ser uma semana muito proveitosa, de muita reflexão e aprendizado".

O vice-presidente da Famesp, Prof. Dr. Trajano Sardenberg, falou da interface da Fundação com as outras unidades e da satisfação de representá-la neste evento. "Entendemos que esta atividade de prevenção de acidentes é de grande relevância. Esta prevenção passa pela atuação dos gestores, dos cipeiros e, principalmente, de todos os trabalhadores. Tem que se fazer uma educação constante das pessoas, e os cipeiros ajudam muito neste processo. É com muita alegria que a Famesp participa desta Semana e procura dar todo o apoio possível Agradeço por poder estar nesta mesa com pessoas tão importantes para o nosso Campus".

Representando a Diretoria da FMB, a Supervisora da Seção Técnica de Desenvolvimento e Administração de Recursos Humanos, Renata de Oliveira Castilho, destacou a união das Unidades para que o evento acontecesse e reforçou o alinhamento do tema com o lema "Let's Talk", da campanha da Organização Mundial de Saúde sobre depressão, reforçando a importância da boa comunicação no ambiente de trabalho. "A parceria entre os Institutos, as Faculdades e as Unidades Universitárias é muito positiva, e esta união se fortalece a cada ano, não somente aqui, mas em conversas com os RHs, por exemplo. Em relação ao tema, o otimismo pode não parecer importante, mas este fator faz toda a diferença no ambiente de trabalho. Sabemos que algo determinante para a saúde do trabalhador, atualmente, são as relações que ele constrói e, conforme estes se deterioram, aumenta a chance de adoecimento em relação à saúde mental. Agradeço especialmente à Comissão Organizadora pelo trabalho desempenhado e pela escolha do tema".

Compuseram a mesa também o Prof. Adj. Celso Antônio Rodrigues, Diretor da FMVZ, Vice-Presidente do Grupo Administrativo do Campus e anfitrião do evento; o diretor do Instituto de Biociências de Botucatu, Prof. Dr. César Martins e a representante da AG, Gislene Maria Leite Paixão. Além disso, estiveram presentes, compondo a primeira fileira do auditório, os representantes das Cipas das unidades do campus de Rubião Júnior (Cristina de Almeida, do HCFMB; Rodrigo Padilha Castro Peres, da Famesp; Adriana de Fátima Pereira, da FMVZ, Diva Ap. Rodrigues, da AG, Marcelo Adriano Pinheiro, do IBB, e Martha Angelica Benica Rodrigues Negrisoli, da FMB), além de Ivan Placca, da empresa terceirizada Limpadora Centro.

Palestra - Prof.ª Karina Pavão

Abrindo as palestras da SIPAT 2017 e unindo o evento com o encerramento da II Semana do Meio Ambiente e Saúde, a Prof.ª Dr.ª Karina Pavão Patrício abordou a temática "Importância da Alimentação Sustentável para a Saúde do Trabalhador", relacionando as mudanças climáticas com o impacto na saúde física e mental e no meio ambiente, destacando dados importantes sobre agrotóxicos.

Como idealizadora do Projeto "Sustenta Saúde", desenvolvido no HCFMB, Prof.ª Karina também destacou o processo de funcionamento do projeto e a importância das hortas comunitárias que existem em Botucatu. "Precisamos olhar cada vez mais as nossas relações de trabalho e sermos proativos. As pessoas que têm uma preocupação ambiental tendem a se preocupar mais com os outros. Com hábitos mais saudáveis, damos novos significados aos valores e às relações", afirmou.

Por conta da instabilidade climática, o plantio de mudas de árvores previsto na programação foi adiado para outra data (a ser agendada) e não pode ser feita também a feira de produtos orgânicos.

Programação

A SIPAT continua suas atividades nesta terça-feira (06), com a seguinte programação:

14h - OPO: ‘Organização e Procura de Órgãos’ (Enf.ª Marina Carvalho Acosta Cleto)

14h20 - Palestra ‘Construindo Culturas de Paz no Trabalho’, com Prof.ª Dr.ª Maria Dionísia do Amaral Dias, Docente do Departamento de Saúde Pública da FMB

15h30 - Sorteio de Brindes

A programação completa da SIPAT pode ser vista clicando aqui!