• 5 January 2017
  • mairamasiero

Serviço Técnico de Diagnóstico e Terapia

A Diretoria de Divisão Médica e de Apoio Diagnóstico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu foi criada em julho de 1981 e teve como Diretores os seguintes Professores: Dr. José Carlos Diniz da Gama, Dr. João Lauro Viana de Camargo, Dr. Pedro Achilles e Dr. Rubens Ramos de Andrade.

Em 07 de abril de 2000, Resolução UNESP 36, foi aprovada a nova Estrutura Administrativa do Hospital das Clínicas a qual entrou em vigor no dia 01 de maio de 2000, onde foi criado dois serviços dentro da Divisão Médica a saber: Serviço Técnico de Pronto Socorro e Serviço Técnico de Diagnóstico e Terapia.

Atualmente, o Serviço Técnico de Diagnóstico e Terapia está instalado no espaço físico do Prédio Auxiliar I do Hospital das Clínicas e seu Diretor é o Prof. Dr. Raul Lopes Ruiz Junior.

O Serviço Técnico de Diagnóstico e Terapia dispõe de um moderno Centro de Diagnóstico por Imagem, com aparelhos de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, Radiologia e Ultra-Som, além dos serviços de Fisiodiagnóstico (eletrocardiograma, eletroneuromiografia, eletromanometria, eletroencefalografia, função pulmonar e fluxo vascular), Medicina Nuclear, Litotripsia, Hemodinâmica/Angiografia Digital, Reabilitação, Endoscopia, Anatomia Patológica e Laboratório Clínico.

Missão

Auxiliar a Supervisão do Hospital das Clínicas a gerir os assuntos pertinentes a área médica, implantando e coordenando o funcionamento das Unidades relacionadas ao atendimento médico e de apoio diagnóstico, além de, a partir de um trabalho permanente de avaliação de resultados propor à Supervisão do Hospital das Clínicas a criação, extinção ou extinção ou fusão de novas unidades.

Unidades Subordinadas:

Serviço Técnico de Diagnóstico e Terapia:
– Seção Técnica de Laboratório e Análises Clínicas
– Seção de Técnica de Endoscopia
– Seção de Técnica de Reabilitação
– Seção de Anatomia Patológica

Seção de Diagnóstico por Imagem:
– Setor de Tomografia Computadorizada e Ressonância Nuclear Magnética
– Setor de Radiologia e Ultra-Som

Seção Técnica de Diagnóstico e Terapia:
– Setor Técnico de Medicina Nuclear
– Setor Técnico de Litotripsia
– Setor Técnico de Radioterapia
– Setor Técnico de Hemodinâmica e Angiografia Digital