• 7 June 2017
  • mairamasiero

Na tarde de ontem (06), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) 2017, com o tema “Otimismo: Ferramenta Essencial no Ambiente de Trabalho”, teve continuidade na Casa da Arte da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). No início das atividades, houve uma pequena apresentação da Organização e Procura de Órgãos (OPO) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), com a presença da enfermeira Marina Carvalho Acosta Cleto. Esta equipe também realizará a abertura dos trabalhos da SIPAT na quarta (07) e quinta-feira (08), a cada dia com um tópico diferente sobre o assunto.


Conscientização sobre doação de órgãos,
com a Enfermeira Marina Carvalho Acosta Cleto

Marina explicou as atribuições da OPO e do Banco de Olhos, os tipos de doadores e quais os órgãos e tecidos que podem ser doados, além de esclarecer diversas dúvidas do público presente e relacionar o serviço prestado pela OPO com o tema central da SIPAT. “Nós possibilitamos, num contexto triste que é a perda de um ente querido, a oportunidade de se deixar a vida como herança”, afirmou.

Posteriormente, a palestra "Construindo Culturas de Paz no Trabalho" ficou por conta da Prof.ª Dr.ª Maria Dionísia do Amaral Dias, Docente do Departamento de Saúde Pública da FMB.

Dentre outros aspectos, a professora destacou os elementos que constroem uma cultura de paz que não significa a ausência de conflitos, mas sim a busca por solucioná-los através do diálogo, do entendimento e do respeito à diferença e, assim, estabelecer ambientes otimistas. “Como manter o otimismo, que é necessário para a cultura de paz, em cenários negativos? Precisamos ser criativos para melhorar as situações que podemos interferir, a partir de nosso ambiente de trabalho”, explicou Dr.ª Maria Dionísia.

Houve também uma breve discussão sobre iniciativas para a construção de uma cultura de paz no Campus, com a participação do público, além do sorteio de brindes.

A SIPAT continua nesta quarta-feira (07). Confira a programação:

14h00 - OPO: “Organização e Procura de Órgãos” (Enf.ª Cibele Gregório dos Santos Melo)

14h20 – “Sífilis e outras *ISTs: Não Caia Nessa!!!”
*Infecções Sexualmente Transmissíveis (Prof. Dr. Alexandre Naime Barbosa)

15h30 - Sorteio de Brindes

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB