• 15 December 2016
  • brunafioruci
 
Prontos-Socorros
 
Como estratégia de Gestão, a Superintendência assumiu a Gestão dos Prontos Socorros de nível secundário do Município de Botucatu, objetivando a padronização do fluxo e garantia dos atendimentos.

Os Prontos Socorros Secundários são partes integrantes da rede de serviços da Secretaria Municipal de Saúde, sob Gestão do HCFMB, cuja função é prestar atendimento médico não agendado e atender situações de urgência e emergência médica de pacientes encaminhados do atendimento de Unidades de Saúde da Atenção Básica e Especialidades e, demanda espontânea.

O PSA e PSP possuem perfil secundário para atendimento seguindo a faixa etária padronizada de pacientes adultos e pediátricos que necessitam de atendimentos secundários na rede SUS.

Os Prontos Socorros Secundários disponibilizam atendimentos de Urgência/Emergência 24 horas por dia, ininterruptamente, considerados como tal os atendimentos não programados, em consonância com as ações recomendadas pela Política Nacional de Humanização, através do Acolhimento com Classificação de Risco – Manchester e encaminha os casos de maior complexidade, após estabilização em SE e para atendimentos de especialidades no Pronto-Socorro Referenciado – HCFMB.

 

Pronto Socorro Adulto (PSA)

Rua Joaquim Lyra Brandão, nº 285 - Vila Assumpção - Botucatu S.P.
Fone: 14-3813 6199 / 3813 3971
 

Arquivo Prefeitura Municipal

 

Pronto Socorro Pediátrico (PSP)

Praça Alexandre Fleming, nº 11 - Vila dos Lavradores - Botucatu S.P.
Fone: 14-3814 6465


Foto: César Culiche

 

Pronto Socorro Referenciado (PSR)

O Pronto-Socorro do HCFMB atua especificamente com atendimentos referenciados, objetivando o não atendimento de portas abertas. Em 2014, a Superintendência adotou a mudança do perfil de atendimento desse Pronto Socorro para Pronto-Socorro Referenciado (PSR), a fim de que a unidade priorizasse atendimentos especializados de média e alta complexidade, garantindo a efetividade e agilidade dos casos graves, centralizando a complexidade por gravidade, além de reduzir a pressão da demanda de pacientes de rede básica e de baixa complexidade no setor.

Foi criada rampa para saída de emergência do piso superior do Pronto Socorro, em que se encontram a Unidade de AVC, o CEDMAC, o Administrativo e os Quartos de Plantão, cujo único acesso anterior à ação de melhoria era por elevador ou escada, dificultando a locomoção dos pacientes em caso de falha ou manutenção do equipamento ou ainda estabelecendo situação de risco em caso de emergência e necessidade de evacuação do prédio ou deslocamento dos pacientes e equipe.

O Pronto Socorro Referenciado é Unidade Hospitalar em que são atendidos pacientes adultos e pediátricos com problemas de saúde agudos, cuja intervenção deve ser imediata e especializada. Esses pacientes não podem esperar por uma consulta com hora marcada para um atendimento médico. As situações de saúde presentes nessas unidades são classificadas como Urgência ou Emergência. Urgência é uma ocorrência imprevista de agravos à saúde com ou sem risco potencial à vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata, enquanto uma Emergência é a constatação médica de condições que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato. (CREMESP, Consulta nº 55.820/98). A diferença fundamental entre Urgência e Emergência é o risco iminente de morte. A urgência não tem risco iminente de morte e a emergência tem risco iminente de morte. O atendimento ao paciente deve ser realizado com rapidez e qualidade. A agilidade e a qualidade dos procedimentos realizados pela Equipe Multiprofissional podem significar a vida do paciente. Por isso, é importante que a equipe de trabalho envolvida tenha sincronismo nesse atendimento.

Fone: 14-3811 6312.