• 13 June 2016
  • brunafioruci

O Hospital Estadual Botucatu foi inaugurado em abril de 2014 e faz parte do Complexo Hospitalar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, por intermédio do Decreto 58.678, de 07.12.2012. 
Caracteriza-se como hospital de pequeno porte, que tem por objetivo realizar cirurgias eletivas de pequena e média complexidade, referendadas pelo próprio Instituto Central, e também dos municípios que compõem o Colegiado de Gestão Regional Pólo Cuesta. O total de área construída é de 23.500 m2, distribuída numa estrutura horizontal que funciona 24 horas por dia, cinco dias por semana, com uma capacidade total de 80 leitos, até o momento com 20 leitos em funcionamento. 

Plano de Segurança do Paciente

Desde a inauguração, tem sido uma preocupação constante da Diretoria (médica e de enfermagem), garantir ações que melhorem as condições de segurança dos pacientes. O Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Estadual Botucatu foi oficializado em 15/06/2015, por meio da portaria 129 de 12/06/2015, publicada no Diário Oficial da União. 

Cirurgias Realizadas

O Hospital Estadual possui 4 salas cirúrgicas, onde são realizadas 3 cirurgias concomitantes, sendo a quarta sala usada para rodízio das cirurgias subsequentes.
Atualmente, são realizadas cirurgias das seguintes especialidades: Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular, Urologia, Ginecologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia (mão, ombro, joelho, onco, pé), Cirurgia Torácica, Nefrologia, Dermatologia Oncológica, Cirurgia Plástica.
Até o mês de setembro de 2015, foram realizadas 2968 cirurgias com internação no Centro Cirúrgico do HEBo.

Em janeiro de 2015, a Cirurgia Ambulatorial foi desativada no HC, e transferida para o HEBo. Nessa mudança, houve ampliação dos 3 leitos do HC para 9 leitos.
Atualmente, realizam-se procedimentos das seguintes especialidades: Dermatologia, Oftalmologia, Gastrocirurgia, Urologia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Vascular, Cirurgia Plástica.

O Hospital Estadual, ao suprir a necessidade da realização de procedimentos de baixa e média complexidade, também contribui para o ensino dos Residentes de todas as especialidades cirúrgicas. Aqui também utilizam o Estadual, como palco de aprendizado, internos da Gastrocirurgia, Cirurgia Vascular e Ginecologia.

 

Endereço: Rua José Carlos nº 139, Bairro Professor Cantídio de Moura Campos - Cep:18606-869, Acesso pela Av. José Italo Bacchi

Telefone: (14) 3811-2762