• 9 December 2016
  • mairamasiero

 

Missão: prestar assistência hemoterápica e hematológica com qualidade, fomando e atualizando recursos humanos com a finalidade de fornecer hemocomponentes e hemoderivados com padrão exigido pelas normas de vigilância sanitária garantindo a segurança do procedimento hemoterápico desejado dentro de uma visão maior de saúde pública.

O Hemocentro de Botucatu é o serviço de Referência Técnica na área de hemoterapia, sendo responsável por garantir a manutenção dos estoques de hemocomponentes para sua região de abrangência (sub região de saúde - pólo Cuesta, 8 Agências Transfusionais, 1 unidade de Coleta e Transfusão e um Hemonúcleo Regional. É referência técnica para o Ministério da Saúde junto aos Programas de CD4/CD8, Carga Viral e hepatites Virais.

O Hemocentro participa de diferentes programas de avaliação desde sua fundação, em 1982. Coordenados pelo Ministério da Saúde (MS), participam de Avaliação Externa da Qualidade os laboratórios de Imuno-Hematologia, Sorologia, Hemocomponentes, Citometria de Fluxo e Carga Viral.

São participantes do Programa Nacional de Qualidade (PNCQ) os laboratórios de Sorologia, Hemostasia, Hematologia e Bioquímica Eritrocitária. O Hemocentro também participa de programas de avaliação ligados à Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e o International External Quality Assessment Scheme, promovido pela World Federation Hemophylia.

 

Doe sangue e salve vidas!

Quem pode doar sangue?

Os requisitos para ser doador de sangue são: apresentar documento emitido por órgão oficial com foto, como RG ou CNH ou, ter boa saúde e pesar acima de 50 quilos; ter idade entre 16 anos completos e 69 anos, 11 meses e 29 dias. A doação de sangue de candidatos com idade entre 16 e 17 anos só será autorizada se estiverem acompanhados de um responsável legal, portando documento de fotos de ambos; não estar em jejum, dormir ao menos 6 horas antes da doação; não estar com doenças infecciosas; não ter vida sexual promíscua; não ser usuário de drogas; não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.

Caso tenha recebido dose de vacina contra rubéola ou gripe, aguardar 48 horas antes da doação. A doadora não deve estar grávida ou amamentando, não pode ter tido hepatite após os 10 anos de idade, diabetes e/ou pressão alta, doença de chagas, convulsões, labirintite, malária ou Aids.

A doação de plaquetas pode ser feita no mesmo procedimento, e beneficia muitos pacientes, especialmente aqueles em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer; os submetidos a transplante de medula óssea e a cirurgias cardíacas; as vítimas de trauma, dentre outros. Pode ser realizada a cada 72 horas, não ultrapassando 24 doações em 12 meses. A reposição das plaquetas pelo organismo é rápida e ocorre em até 48 horas.

Dúvidas? Fale com o Hemocentro pelo número (14) 3811-6234, ramal 240.