• 5 September 2017
  • mairamasiero

No mês de agosto, cerca de 150 servidores do HCFMB participaram do Treinamento de Brigada de Incêndio, com duração de oito horas, feito pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), em parceria com o Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUCADE-RH).


Brigadistas durante treinamento prático
de uso de extintores

Divididos em turmas administrativas e assistenciais, os funcionários tiveram uma parte teórica-prática de prevenção e combate a incêndio (em que foi feito o uso de extintores e hidrantes) e de primeiros socorros, com a utilização de boneco para treinamento de RCP, ministrado pelo funcionário Eric Pita Capelup que neste mês, oficialmente, tornou-se o segundo Bombeiro Civil atuante no HCFMB, fazendo parte do SESMT.

“O Bombeiro Civil Eric já nos auxiliava nos treinamentos da brigada de incêndio e a sua vinda em tempo integral para o SESMT foi um grande ganho e vai nos ajudar muito na ampliação dos trabalhos de prevenção de incêndio”, afirma João Cruz, Diretor do SESMT.

Alex Amaral Soler, Bombeiro Civil do SESMT, explicou sobre alguns tipos de treinamento a que os brigadistas foram submetidos. “Também fazemos uma casa de fumaça, onde fechamos uma sala e colocamos uma fumaça artificial (feita através de glicerina líquida) e alguns obstáculos. Com isso, simulamos uma situação real de incêndio, onde a baixa visibilidade causada pela fumaça dificulta muito a evacuação e a tomada de decisões”.

A Brigada de Incêndio é uma equipe treinada e capacitada em prevenção e combate a incêndios e primeiros socorros, para atuação em caso de um sinistro. A obrigatoriedade de treinamentos está estipulada na Instrução Técnica 17 do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. 

“Com o apoio da Superintendência e da Gerência de Enfermagem, e em parceria com o NUCADE-RH, estamos conseguindo capacitar mais brigadistas e isso representa um aumento significativo da segurança de todos os usuários do Complexo HC”, comenta Fábio Suraci Picchiotti, Engenheiro de Segurança do Trabalho do SESMT.

Parabéns aos novos brigadistas por deixarem o nosso Hospital seguro!

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB