• 12 December 2016
  • mairamasiero

Departamento de Auditoria, Avaliação e Controle

Histórico: O Departamento de Auditoria, Avaliação e Controle tem a função de planejar, aferir, controlar e avaliar os resultados obtidos pelas unidades do HCFMB, por meio de indicadores qualitativos e quantitativos definidos e pactuados, com a atribuição de metas.

O projeto de indicadores para verificação e análise dos resultados administrativos e assistências obtidos pelo HCFMB visa a identificação de metas não cumpridas (com a proposta de correções), a coordenação e uniformização de protocolos administrativos e assistenciais, visando o aperfeiçoamento qualitativo do HCFMB, e a orientação e auxílio aos diversos Departamentos da Instituição na elaboração de estratégias, visando buscar o cumprimento das metas e o constante aperfeiçoamento qualitativo de suas atividades.

Além disso, há a identificação, busca, registro, notificação, análise e prevenção, ativa e qualificada, de queixas técnicas e eventos adversos agudos ou crônicos relacionados a procedimentos em saúde, ao uso de materiais médicos hospitalares e equipamentos eletrônicos e de medicamentos, sangue, hemoderivados, saneantes e kits diagnósticos.

Somam-se a essas funções a elaboração de propostas e a execução de estratégias de gestão em Vigilância Epidemiológica e Sanitária, além da promoção da educação em saúde e apresentação periódica da análise dos resultados à comunidade hospitalar.

É um setor de apoio à Superintendência para decisões operacionais e estratégicas, por fornecer dados e informações referentes a produção de todo Complexo do HCFMB, integrando-se também as áreas de Faturamento e Custo do HC. 

Missão: Assessorar a superintendência no planejamento e organização dos processos por meio de avaliação e controle dos resultados obtidos, contribuindo com propostas de melhoria em conformidade com os objetivos e metas institucionais.

Visão: Ser reconhecido pela capacidade de: 
      1.   Produzir informações e dados com ética, qualidade, competência e confiabilidade.
      2.   Ser reconhecido institucionalmente como referência no auxílio ao aprimoramento de processos assistenciais e sistemas de informação.
      3.   Incentivar os profissionais do HC a buscar melhorias no desenvolvimento dos seus processos.
      4.   Como departamento capaz de realizar auditorias internas como foco no desempenho de atividades assistenciais para atendimento às expectativas dos clientes internos e externos.

Valores: Integridade, imparcialidade, criatividade, dinamismo.

Atividades: 
- Elaborar relatórios de dados de produção e outras informações do Complexo HCFMB conforme determinação da Secretaria Estadual de Saúde: SAHE mensal, SAHE anual e Departamento Regional de Saúde (DRS).
- Elaborar relatórios de produção específicos conforme determinação da Superintendência e Chefia de Gabinete do HC.
- Auxiliar na definição de metas de produção do HCFMB estabelecidas no Contrato de Gestão (Plano Operativo).
- Monitorar as metas estabelecidas e discutir os dados com a Superintendência, contribuindo com propostas de melhorias.
- Auxiliar na elaboração, monitoramento e divulgação de dados e indicadores de áreas assistenciais e administrativas (painéis de indicadores).
- Auxiliar na elaboração e monitoramento de dados e indicadores dos Serviços Médicos do HCFMB, vinculados ao Plano de Produtividade Docente.
- Acompanhar o fluxo das OPME no Complexo HC
- Compor e assessorar as Comissões de Revisão de Prontuário e Comissão de Revisão de óbitos