• 9 June 2017
  • mairamasiero

A tarde de ontem (08) marcou o quarto dia da SIPAT 2017. Houve a finalização da participação do setor de Organização e Procura de Órgãos (OPO) do HCFMB no evento, conduzido pelas enfermeiras Aline Ribeiro Zambrini e Marina Carvalho Acosta Cleto. 


Enfermeiras da OPO apresentam
conscientização sobre a doação de órgãos

Com grande participação do público presente, as profissionais abordaram as dúvidas mais freqüentes sobre doação de órgãos, os documentos necessários para este procedimento e mostraram estatísticas de doação de córneas, além de divulgar a realização no HCFMB, em Outubro deste ano, do I Simpósio de Doação, Captação e Transplante de Órgãos, que terá a presença de membros da campanha “Doe Órgãos Salve Vidas”, idealizada em 2007 por uma empresária avareense que acompanhava o drama de seu filho que, após 8 meses de espera na fila por um transplante de coração, teve um final feliz com a realização da operação.

Dando continuidade ao evento, o Prof. Dr. José Manoel Bertolote, do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da FMB e consultor da Organização Mundial da Saúde, trouxe aos presentes uma palestra sobre Ansiedade, Depressão e Estresse na Vida e no Trabalho.

Dr. Bertolote mostrou, dentre outros tópicos, os principais transtornos decorridos e alguns dados estatísticos sobre o assunto. Dentre eles, há uma escala que mede o impacto de fatos que acontecem na vida dos indivíduos: para o adulto, o evento mais impactante e que mais pode acarretar em algum transtorno que prejudique a Saúde Mental é a morte do cônjuge.

“Na prática, o que mais podemos ver são episódios mal tratados da depressão, seja pela indicação errada do remédio, pela dose inadequada do medicamento ou pela interrupção brusca do tratamento. Para ajudar uma pessoa que não está bem, o primeiro passo é perceber nela uma mudança de comportamento e oferecer-se para ajudá-la a buscar um auxílio especializado, seja um psicólogo ou psiquiatra”, afirma.

A SIPAT conclui suas atividades nesta sexta-feira. Confira a programação e prestigie!

14h – “Otimismo, Fé e Coragem como Ferramentas no Ambiente de Trabalho” (Dr.ª Niura Aparecida de Moura Ribeiro Padula, Chefe da Disciplina de Neuropediatria do Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia da FMB, com experiência na área de Saúde e Espiritualidade)
15h - Projeto da Pediatria: “Cuidando com Alegria” (Enf.ª Solange Baptista Motilo e Sr. José Roberto A. de Oliveira)
15h30 - Sorteio de Brindes e Plantio de Árvore 

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB