• 6 June 2017
  • brunafioruci

O Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) e o Serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), promoveram, entre os dias 2 e 3 de junho, a 151ª Jornada Dermatológica Paulista (e 2ª Reunião Dermatológica Paulista). O evento foi realizado no Salão Nobre do HCFMB e marcou as comemorações dos 50 anos da Dermatologia na FMB/Unesp e no HCFMB.


Autoridades acompanharam o evento

A abertura do evento, que foi realizada na sexta-feira, 2, contou com a presença do superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi; o diretor e a vice-diretora da FMB, professores Pasqual Barretti e Maria Cristina Pereira Lima, respectivamente; o professor do Departamento de Dermatologia da FMB, Joel Lastória e o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo – Ricardo Shiratsu. Na plateia, estavam, principalmente, ex-residentes da FMB e também médicos que atuam na especialidade.

Em sua fala inicial, o diretor da FMB, Pasqual Barretti, destacou que o Departamento de Dermatologia pauta sua atuação pelo compromisso, seja pelo ensino, a pesquisa, uma assistência de excelência e também com o respeito pela história da Faculdade. “Esse Departamento será sempre lembrado pelos seus formandos, seja pela qualidade com que sempre desenvolveu suas atividades acadêmicas ou por ter uma das residências médicas mais disputadas do país. É referência nacional e internacional em pesquisa e, na Assistência, sempre primou por oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes”, destacou.

Dr. André Balbi, superintendente do HCFMB, lembrou que o Hospital cresceu junto com o Departamento e com o Serviço de Dermatologia e reconheceu a importância dessa convivência harmoniosa e produtiva. “O Departamento de Dermatologia tem um grupo qualificado, que sempre esteve ao nosso lado (HCFMB) e, juntos, estão todos empenhados em atender bem os pacientes para fazer nossa instituição cada vez mais forte”, frisou Balbi, que aproveitou para relembrar dos professores de Dermatologia com os quais conviveu, ainda na graduação.

Ricardo Shiratsu, presidente da SBD – Regional São Paulo -, falou da satisfação da entidade em fazer parte o Jubileu de Ouro da Dermatologia na FMB e HCFMB. “A Unesp está entre as 10 melhores universidades do Brasil, a FMB tem uma das residências mais concorridas do país e o Serviço de Dermatologia do HCFMB é pioneiro. Nada mais justo que nossos dois encontros fossem realizados em Botucatu”, observou.


Dr. Silvio Marques comenta os momentos marcantes
dos 50 anos da Dermato

Na sexta-feira, 2, no período da tarde, foi realizado um workshop de Cirurgia e Dermatoscopia. À noite, após a abertura, foi promovida palestra: "Realidade terapêutica no Brasil para diferentes estágios do Melanoma", ministrada pelo Dr. Mauro Enokihara. Na sequência, foi apresentado o tema “Complicações mais frequentes/mais graves dos procedimentos em Cosmiatria”, com Dr. Sérgio Talarico Filho. Ao final, houve espaço para discussão e logo em seguida um jantar de confraternização. No sábado, 3, os participantes visitaram o Ambulatório de Dermatologia do HCFMB para discussão de casos clínicos.

Para o professor Silvio Alencar Marques, coordenador da Jornada, o evento foi um sucesso pela quantidade de pessoas, pela qualidade da programação científica e pela presença dos pacientes, ao vivo, no sábado, durante a discussão de casos clínicos. “Sabemos das dificuldades para os pacientes virem pessoalmente até o ambulatório, no sábado, mas foi muito importante, pois foram discutidos diagnósticos difíceis e também diferentes tratamentos”, avaliou.

Marques ainda comentou que um dos momentos marcantes do evento foi a homenagem à 1ª turma de residentes, que passaram pela FMB/Unesp em 1970. “Tivemos, ainda, a presença de dois professores eméritos que ministraram, juntamente com a professora Neusa, o primeiro curso (semiologia) na Disciplina de Dermatologia, em 1967. Foram momentos festivos, mas também de muito conhecimento”, finalizou o docente.

Agência 4toques comunicação

Categoria: